Linha Azul
707 105 555
Azoto / Azoto Líquido / Dióxido de Carbono / Oxigénio / Gelo Seco
Para congelar ou arrefecer rapidamente os alimentos pré-preparados, são utilizados túneis frios com Azoto Líquido ou Dióxido de Carbono, de modo a aumentar a qualidade e o tempo de processamento.
Colocando uma gota de Azoto Líquido na embalagem, imediatamente antes de receber o produto e ser fechada, ocorre a purga do ar atmosférico e a pressurização, assegurando assim a rigidez da embalagem e a protecção contra a oxidação.
O Gelo Seco fornece o frio a -78° C, transformando-se em gás sem deixar resíduos sólidos ou líquidos. Respeita a cadeia de frio de produtos alimentares frescos ou congelados, permite o transporte a uma temperatura controlada, arrefecimento de vindimas, limpeza criogénica e pode ser utilizado para efeitos especiais.
O Hidrogénio ajuda a converter óleos líquidos em gorduras plásticas ou semi-sólidas, o suficiente para produzir margarinas, causando maior estabilidade à oxidação, melhoria no sabor e no odor, assim como, aumento de vida do produto.
A qualidade dos óleos e gorduras - ou dos alimentos com alto teor de óleos e gorduras - depende do controlo da oxidação para evitar a deterioração deste tipo de produtos. O Azoto é utilizado para prevenir a oxidação.
O processo de desoxigenação consiste na colocação de Azoto gasoso, conduzindo ao arraste do Oxigénio dissolvido no óleo, diminuindo o efeito oxidativo.
O ar existente no espaço livre dos tanques de armazenamento é substituído por Azoto gasoso, criando uma atmosfera protectora, prolongando assim, a vida útil do produto que está em stock.